19/07/2007

Ópera Aída




Último dia 13 assisti a ópera Aída, no Eutin Festpiel. O teatro open air se encontra dentro de um maravilhoso parque do palácio de Eutin.

A obra, dividida em 4 atos, é do compositor Giuseppe Verdi, com texto de Antônio Ghislanzoni. Foi apresentada pela primeira vez no Cairo no dia 24 de dezembro de 1871, e tem duração de 3 horas.

Os principais personagens são: O faraó, Amneris (filha do faraó), Aída (escrava etíope), Radamés (general egípcio), Amonasro (rei etíope e pai de Aída), Ramphis ( sacerdote supremo), um mensageiro e uma sacerdotisa. Completando o elenco, muitos sacerdotes menores, ministros, soldados, escravos, prisioneiros e o povo.

Primeiro ato: o sul do Egito se encontra mais uma vez ameaçado pelo exército etíope. Para enfrentá-lo, o faraó envia Radamés, que além da fama, deseja conquistar a escrava da filha do faraó, Aída, a quem ama. Com a vitória, ninguém o proibiria de comprar a liberdade de Aída.

Radamés, porém, não conta com a paixão e ciúme que a filha do faraó sente por e dele. Ela desconfia dos olhares que os dois trocam quando Aída entra em cena.

Aída se sente dividida entre o amor por Radamés e a vontade de proteger o pai, a quem ama também. Aqui, o pai, ali, o amado. A quem ela deseja a vitória?

Segundo ato: O ciúme se apossa de Amneris. Ela se embriaga e pratica rituais religiosos mórbidos. Aída entra em cena, o que serve para Amneris se certificar das suas suspeitas. A revelação é cruel: Amneris e Aída amam o mesmo homem!

Radamés retorna vitorioso do duelo, trazendo entre os prisioneiros, o pai de Aída. Como prêmio por sua vitória, o faraó promete-lhe sua filha em casamento. Enquanto Amneris se alegra pelo enlace, Radamés e Aída sentem-se desesperançados.

Terceiro ato: Amneris e Ramphis caminham às margens do Nilo em direção ao templo para rezar.

Aída vai ao encontro proposto por Radamés mas, em vez dele, aparece seu pai que pede-lhe informações sobre o exército egípcio. Ela se nega a trair o amado.

Radamés de aproxima e o pai de Aída se esconde. Radamés sonha com a segunda vitória contra os etíopes. Aída convence-o a fugirem. Ao descobrir seus planos para a nova guerra, seu pai aparece. Aída e Radamés tornam-se traidores.

Nisso aparece Amneris e o sacerdote, vindos do templo.

Quarto ato: Radamés é preso. Amneris tenta salvá-lo. Manda que o tragam da prisão e diz: Defende-te! Salva-te! Livra-te de Aída! Mas Radamés, resignado, tem apenas o desejo de salvar Aída da escravidão. Ele mesmo aceita seu destino: ser enterrado vivo.

Dois sacerdotes cobrem com pedra seu túmulo. Radamés pensa em Aída. De repente, ouve um barulho. Descobre que não está só, Aída escondera-se no túmulo para com ele dividir o trágico destino.

Nenhum comentário: