24/09/2007

Estrangeiro não é conosco !

Os políticos da coalizão de governo da Alemanha rejeitaram a idéia de criar um Blue Card, ou seja, uma autorização de trabalho temporária para mão-de-obra estrangeira qualificada na União Européia, uma proposta inspirada no Green Card norte-americano. A idéia do comissário de Justiça da UE, Franco Frattini, conta com a resistência de políticos social-democratas e democrata-cristãos na Alemanha, mas não deixa de entusiasmar os empresários e industriais locais.

A fim de combater a escassez da mão-de-obra especializada no mercado de trabalho europeu, Frattini sugere que a comunidade crie um Blue Card, inspirado na bandeira européia, azul com um círculo de estrelas. A proposta, a ser apresentada no dia 23 de outubro próximo, prevê que trabalhadores estrangeiros qualificados adquiram permissão para permanecer na comunidade durante dois anos. A autorização seria renovável. Sob certas condições, o trabalhador estrangeiro também poderia mudar posteriormente para um outro país da União Européia, segundo a proposta.

De acordo com a Comissão Européia, apenas 5% dos imigrantes que residem na UE podem ser considerados mão-de-obra especializada. Nos Estados Unidos, essa cota é de 55%, ou seja, mais de dez vezes maior que na UE. A proposta de Frattini ainda deverá passar pelo crivo dos países-membros.

A atual regulamentação alemã exige que o trabalhador interessado em imigrar ganhe pelo menos 85 mil e 500 euros por ano. A Câmara de Comércio alemã alerta que isso dificulta sobretudo a imigração de pequenos e médios empresários, por maior que seja seu interesse pela Alemanha.

No entanto, políticos da coalizão de governo democrata-cristã e social-democrata temem mais imigrantes no país. O ministro da Economia, Michael Glos, declarou que "a Alemanha não pode permitir a entrada de uma massa de trabalhadores estrangeiros só porque está precisando de mão-de-obra agora".

Os alemães definitivamente rejeitam a idéia de estrangeiros nas terras germânicas.

Fonte: DW

Um comentário:

Solange Ayres disse...

Blue Cart? Nao, cartao vermelho para os estrangeiros.