01/10/2007

Samba da Bahia toma palcos da Alemanha

Desde o início de setembro, músicos e dançarinos apresentam em Hamburgo a história do samba, com um repertório que inclui repente e sambas regionais.

Todos eles vêm da Bahia, escreve a jornalista Renate Krieger do Deutsche Welle. "Temos um casamento de criação e de apresentação. Nossa pegada no samba é irmã; pode não ser da mesma cama, mas é filha da mesma casa." O tom jocoso é de Antônio Ribeiro da Conceição. Mais conhecido como Bule-Bule, o músico de 60 anos é um dos cantores de repente (mistura de música e poesia improvisada) mais conhecidos da Bahia.

Após um mês na Alemanha, Bule-Bule vai começar a passar frio em Hamburgo, uma vez que o outono já chegou à Europa. Mas só fora de cena. No teatro Fliegende Bauten, ele esquenta o público ao lado de Raimundo Sodré e Mateus Aleluia, dois outros ícones da música baiana. Os três aliaram o nome ao samba de diferentes regiões do Estado.Os três fazem parte do espetáculo Born To Samba - Ritmo do Brasil, que começou uma turnê pela Alemanha no início de setembro. No ano que vem, o samba baiano ganhará os palcos da Europa, passando, entre outras capitais, por Berlim, Viena e Zurique, para mostrar as origens e a evolução do samba.

Born To Samba reúne três gerações: além dos mestres calejados do samba, o espetáculo mostra o trabalho da banda Bitgaboot, formada por músicos da escola Pracatum, criada por Carlinhos Brown. Uma iniciativa que dá formação musical a adolescentes do bairro do Candeal, em Salvador. A vocalista à frente do Bitgaboot em Hamburgo é Paloma Pinheiro Gomes, de 23 anos.

Na estréia do espetáculo, a imprensa alemã destacou o mundo retratado pelas três gerações no palco, "bem distante dos sonhos e do figurino brilhante do carnaval", segundo o semanário alemão Stern. "Quando o homem de estatura baixa e chapéu de couro levanta a voz, sente-se a distância do Brasil, a seca e as provações da vida no campo", escreveu o jornalista Felix Disselhoff, referindo-se a Bule-Bule. Da mesma maneira, o canal de televisão ZDF mostrou a moradia de alguns dos integrantes do grupo no bairro do Candeal.

De fato, Born To Samba quebra alguns estereótipos. Não é comum ver a literatura de cordel brasileira na Europa. Segundo Bule-Bule, o espetáculo foi concebido para conquistar os alemães.

"Há brasileiros que vêm para matar a saudade, mas [Born To Samba] é mais para aclimatar o alemão com esse tipo de espetáculo, [composto por] teatro, dança, muita coreografia, muito movimento", explica o senhor de longa barba branca e sotaque baiano carregado. "Também tem muita letra, muita poesia. A mensagem [do samba] está sendo passada de várias formas, tanto com a linguagem corporal quanto com a linguagem poética e literária", explicou Bule-Bule.

Por outro lado, Born To Samba deixa transparecer alguns clichês associados ao Brasil no exterior, a começar pela descrição do espetáculo no website de divulgação: "Com Born To Samba, você encontra o ritmo quente do samba e os maravilhosos hits da Bossa Nova dos anos 50 e 60".

O teatro Fliegende Bauten ainda não calculou o total de pessoas que viram o espetáculo, mas a estréia mexeu com o público. "Não foram apenas os brasileiros na platéia que começaram a dançar. Ninguém ficou sentado: aplausos de pé e um entusiasmo ensurdecedor recompensaram, merecidamente, o conjunto de 24 músicos e a opulência do show", escreveu o jornal Hamburger Abendblatt.

Bule-Bule e Raimundo Sodré colaboram constantemente em seus respectivos discos e shows. Mas é a primeira vez que estão juntos no palco, num espetáculo conjunto.

Bule-Bule é conhecido pelo improviso do repente, que alia à literatura de cordel e a sambas rurais – dos quais o exemplo mais presente em sua obra é o álbum Licutixo.

A consagração de Raimundo Sodré no Brasil veio com a identidade nordestina. Seu trabalho mais conhecido é a canção A Massa, um samba de roda considerado antológico. Em 1980, ficou em terceiro lugar no Festival da Nova MPB da Rede Globo. Sodré vendeu mais de cem mil cópias do disco de mesmo nome.

Mateus Aleluia também carrega a história do samba. Aleluia é o único integrante vivo do extinto grupo Tincoãs. Originário de Cachoeira (Recôncavo Baiano), o conjunto fez sucesso nos anos 70 e ainda hoje está presente na memória brasileira.

Aleluia trabalha intensamente com a busca das origens da música brasileira. Para isso, mudou-se para Angola em 1983. "Fomos a Angola como parte dos projetos de solidariedade com os chamados países por trás da Cortina de Ferro", relata Aleluia, cujos filhos também seguiram a carreira musical.

"Ficamos lá [em Angola] com um projeto de investigação cultural, para apurar os vestígios da música angolana na cultura brasileira e vice-versa. Há quatro anos, voltei ao Brasil para fazer um respaldo do trabalho que estamos fazendo em Angola", explica.

Além do histórico do samba, o show brasileiro em Hamburgo também serve de protesto. "Onde estiver o problema, nós vamos lá e aplicamos um remédio para curar aquela dor momentânea", explica Bule-Bule.

5 comentários:

Anônimo disse...

Buenas noches

I just wanted to say hi

Muchas Gracias!

Anônimo disse...

Substantially, the article is actually the freshest on this laudable topic. I fit in with your conclusions and will eagerly look forward to your upcoming updates. Just saying thanks will not just be enough, for the wonderful clarity in your writing. I will instantly grab your rss feed to stay abreast of any updates. Genuine [url=http://pspgo.info/favorites.html]internet[/url] work and much success in your nice blogs!

Anônimo disse...

Buenas noches

It is my first time here. I just wanted to say hi!

Anônimo disse...

pretty cool stuff here thank you!!!!!!!

Anônimo disse...

Je m'appelle Lucy, suis neauveau. Content de trouver cette forum. Merci tout le monde