27/11/2007

Novidade: Bolinhos de bacalhau




Esta é a melhor receita de bolinho de bacalhau que conheço e que já testei.

Além da receita em si, vai aí uma dica ótima para desfiar o bacalhau: coloque o bacalhau cozido, sem as espinhas, num pano de prato bem limpo. Cubra com a outra ponta do pano de prato e vá esfregando, como se estivesse lavando roupa. Com isso, o bacalhau vai se esfiapando e fica pronto para o bolinho.

É obrigatório fritar em azeite de oliva.

Ingredientes:

- 250 gramas de bacalhau;
- 200 gramas de batata;
- ½ cebola picadinha;
- 1 generosa colher de sopa de salsinha picada;
- 1 cálice pequeno de vinho do Porto;
- 3 ou 4 ovos;
- noz-moscada ralada na hora;
- sal e pimenta-do-reino.

Modo de fazer: Dessalgue o bacalhau com bastante antecedência. Se não for muito espessa a posta, 48 horas trocando a água muitas vezes. É bom manter o bacalhau na geladeira.

Cozinhe o bacalhau dessalgado. Retire as eventuais espinhas e a pele. Descasque e cozinhe as batatas. Desfie muito bem o bacalhau num pano de prato. Transforme as batatas num purê. Coloque o bacalhau e o purê de batata numa vasilha. Junte a cebola picada, o vinho do Porto e a salsinha. Tempere com noz moscada, salgue a apimente. Vá misturando a preparação com as mãos e colocando os ovos, um a um até conseguir uma massa homogênea. A quantidade vai depender do tamanho dos ovos. Molde os bolinhos com as mãos e frite em abundante azeite de oliva bem quente. Está pronto para servir.

Nenhum comentário: