01/02/2008

Berlim: Arqueólogos encontram ruínas sob estacionamento

Segundo o jornal Diário Digital, de Portugal, uma equipa de investigadores descobriu um porão com oito séculos sob um estacionamento, numa zona central de Berlim, na Alemanha, o que indica que a cidade deverá ter sido criada no século XII.

O porão foi encontrado ao lado das ruínas de um cemitério, uma igreja e uma escola, num local que formaria o coração medieval de Berlim. «Estamos a desenterrar uma cidade da Idade Média em pleno centro urbano, o que torna a descoberta muito rara», disse a arqueóloga chefe Claudia Melisch.

Com 1.100 metros quadrados, o estacionamento, cercado por arranha-céus e ruas agitadas, começou a ser escavado em Março, quando foram encontrados esqueletos e as ruínas de uma escola, de uma época posterior à Idade Média.

O porão, que data de 1192, tornou-se a descoberta mais importante daquele local, quando foi datada a origem das suas vigas de carvalho. O sítio teve a sorte de sobreviver ao bombardeio de Berlim na II Guerra Mundial, quando largas áreas da cidade foram totalmente destruídas.

Nenhum comentário: