06/03/2008

Exigir reciprocidade, melhor resposta à Espanha

por Dirceu

Não podemos aceitar, em hipótese alguma, esse tratamento dado pelas autoridades espanholas e européias aos nosso compatriotas que, legalmente e com todos os documentos em ordem, viajam a passeio, estudo ou trabalho para a Europa. Vamos exigir reciprocidade, o mesmo tratamento que lhes damos.

É a única solução no caso da Espanha, que mais repetidamente e sob os mais variados pretextos, proíbe ou cria restrições a entrada na Europa de turistas, trabalhadores, estudantes e empresários brasileiros. Vamos pedir para que a Espanha aprenda. O embaixador do Brasil em Madrid, José Viegas e o cônsul, Gelson Fonseca, foram rápidos e defenderam com rigor os direitos dos dois alunos de mestrado brasileiros retidos no aeroporto de Barrajas. Agora o mínimo que se espera da nossa diplomacia é a convocação, já, do embaixador da Espanha, Ricardo Peidró. Queremos explicações.

Nosso país recebeu, como imigrantes, milhões de europeus na virada dos séculos XIX / XX, dentre os quais centenas de milhares de espanhóis. Vieram pobres e com sacrifício - eram trabalhadores, líderes socialistas e anarquistas, etc. Lutaram e juntos construímos este Brasil onde vivemos em paz e harmonia. Exijamos reciprocidade. A Espanha que nos respeite!

Nenhum comentário: