02/05/2008

Brasileiros lideram pedidos de repatriação na Espanha

Um programa lançado pelo governo espanhol para incentivar imigrantes estrangeiros a retornar voluntariamente a seus países de origem está obtendo boa resposta entre os brasileiros que vivem no país.

A medida entrou em vigor há menos de um mês e os brasileiros já lideram a fila de espera para as repatriações. Das 1,5 mil petições da lista do ministério espanhol do Trabalho e Imigração, quase 600 foram feitas por imigrantes do Brasil.

O primeiro programa de retorno voluntário foi criado em 2003, mas não funcionou porque oferecia apenas a passagem de volta para os imigrantes.

Agora, além da passagem, o governo dá incentivos em dinheiro para quem voltar ao país de origem, como financiamento de negócio próprio e mais 50 euros (R$ 130) por pessoa para os gastos no desembarque.

O orçamento total de 1,6 bilhão de euros (cerca de R$ 4,1 bilhão) para o programa de retorno sai do orçamento para os gastos com seguro-desemprego e outros benefícios sociais previstos para a imigração em 2008.

O interesse dos brasileiros em se aproveitar do programa se explica pela combinação da redução da atividade econômica na Espanha com melhora das perspectivas no Brasil, segundo a Organização Internacional das Migrações (OIM).

"É absolutamente lógico. O imigrante sai em busca de uma situação mais próspera. Se não há, prefere o seu ambiente natural", disse o porta-voz da seção espanhola da OIM, Manuel Pombo.

"Diante das previsões de desemprego elevado na Espanha, os brasileiros preferirão estar no seu país porque a situação ali será melhor e eles já sabem como contornar o problema. Isso não acontecerá com os africanos, por exemplo, porque lá as dificuldades continuam aumentando", completou.

Fonte: BBC

Nenhum comentário: