16/06/2008

Barítono paulistano Paulo Szot vence o Tony por atuação em musical



O Globo Online

Quando foi indicado, há um mês, ao prêmio mais importante do teatro americano, o Tony Awards, o cantor brasileiro Paulo Szot disse que preferia não pensar no assunto para manter os pés no chão e se concentrar em seu trabalho diário, estrelando o musical da Broadway "South Pacific". Agora, já pode tirar os pés do chão. No domingo à noite, ele foi anunciado vencedor do prêmio na categoria "Melhor performance de ator principal em um musical", como mostra matéria de Eduardo Fradkin publicada no jornal O Globo.

A ocasião é marcada por estréias. Este é o primeiro musical da carreira de Szot, barítono especializado em óperas. É a primeira vez que um brasileiro vira astro da Broadway, e ele é o primeiro a ganhar um prêmio Tony, considerado o Oscar do teatro americano.

Ao ser declarado vencedor, ele disse, em português, numa transmissão ao vivo pelo site do Tony:

- Dedico esse prêmio aos artistas brasileiros, especialmente àqueles que lutam por um reconhecimento nacional e internacional. Um beijo no coração, Brasil.

Szot era o favorito em sua categoria. Vinha de uma sucessão de vitórias. Foi eleito melhor ator de musical desta temporada pelos júris do Outer Critics Circle Awards, do Drama Desk Awards e do Theatre World Awards (este, restrito a estreantes na Broadway e na off-Broadway).

Nenhum comentário: