18/07/2008

1925: Publicado o livro "Minha Luta"

No dia 18 de julho de 1925, foi publicado um dos mais polêmicos livros da história alemã: 'Minha Luta', que tinha o propósito de servir de base para a doutrina nazista.

O primeiro volume livro havia sido escrito por Adolf Hitler na prisão, em 1924, com o propósito de divulgar a doutrina nazista, difamando, entre outros, estrangeiros, negros e judeus.

Os ideais e soluções para os problemas nacionais estavam minuciosamente descritos em 782 páginas. Seu autor intencionava preparar os leitores através da ferramenta literária para a concretização de seus planos.

Nascido a 20 de abril de 1889 em Braunau, às margens do rio Inn, na Áustria, Adolf Hitler perdeu o pai quando tinha 14 anos. Quatro anos mais tarde, após o falecimento de sua mãe, o adolescente de 18 anos resolveu mudar-se para Viena. Foi na capital austríaca que teve o primeiro contato com judeus e que iniciou uma perseguição que culminaria em 1945 com o extermínio de milhões.

Minha Luta (Mein Kampf) foi escrito durante a prisão de Hitler na fortaleza de Landsberg, em 1924, por tentativa de golpe contra o governo imperial. Condenado a cinco anos de cárcere, Hitler cumpriu somente oito meses, um período em que trabalhou em seu livro programático. O segundo volume foi publicado quando já estava em liberdade.

Até a obra ser proibida pelos Aliados, em 1945, haviam sido impressos 20 milhões de exemplares, mas poucos chegaram a ser vendidos. Eles eram distribuídos a filiados do partido e a recém-casados.

Fonte: DW

Nenhum comentário: