09/10/2008

Nobel de Literatura vai para autor francês J.M.G. Le Clézio



A academia sueca, que escolhe o vencedor do prestigioso prêmio de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,4 milhão de dólares), elogiou Le Clézio por seus romances cheios de aventura e seus ensaios. O prêmio será entregue em 10 de dezembro.

No site do Nobel, a justificativa da escolha: "Autor de inovações, aventuras poéticas e êxtase sensual, explorador de uma humanidade que transcende a civilização dominante". Embora não seja um nome de ressonância entre o grande público no mundo, Le Clézio é tido na França como um dos maiores escritores da língua francesa hoje.

Ele escreve desde criança. Depois de se formar em literatura francesa, ficou conhecido aos 23 anos, ao lançar seu primeiro romance "Le Procès-Verbal", indicado para o prêmio Goncourt e premiado com o Renaudot em 1963, um dos mais importantes na França. Seu currículo inclui cerca de 30 livros.

Uma das obras lançadas por Le Clézio no Brasil é "O africano", que resgata a infância do autor. Em 1948, o francês se muda com sua família para a África, onde o pai trabalhou como médico. A narrativa acompanha a juventude do pai, os anos 60 e as tragédias do continente africano. A edição é ilustrada com fotos do acervo pessoal do escritor. Outras obras lançadas no Brasil são "O deserto", "A quarentena" e "Peixe dourado".

Fonte: G1

Nenhum comentário: