11/01/2009

AGU processa revista que chama cariocas de 'máquinas de sexo'



A Advocacia Geral da União (AGU) entrou com ação na Procuradoria Regional Federal da 2 ª Região contra a revista de turismo "Rio for Parties", ameaçando tirar a publicação de circulação e obrigá-la a arcar com uma multa diária de no mínimo R$ 10 mil. Conforme alega a AGU, a revista chama as cariocas de "máquinas de fazer sexo" e define os bailes de carnaval como "festas ao ar livre com atividades de semiorgia".

Ajuizada a pedido da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), a ação ainda alega que a publicação incentiva práticas de exploração sexual e utiliza na capa, sem autorização, o selo Brasil Sensational, do Ministério do Turismo, criado para divulgar a imagem do turismo brasileiro e atrair turistas de todo o mundo.

Segundo o procurador Marco Di Iulio nos autos do processo, a revista expõe o povo brasileiro a uma situação vexatória. Em inglês, a revista é vendida por US$ 23 no Brasil e no exterior e é produzida pela editora Solcat Ltda. Contatada, a editora preferiu não se pronunciar por não ter conhecimento da ação.

Ainda na reportagem, a revista divide as mulheres cariocas em quatro estilos: as "britneys", que seriam as filhinhas de papai que não deixam ninguém cantá-las; as "popozudas", chamadas de máquina de sexo bundudas que topam facilmente ter relações sexuais; as "hippies/ravers", que são garotas divertidas, mas difíceis de beijar; e as "balzacs", mulheres que querem se divertir, dançar, beber e beijar.

Nenhum comentário: