18/03/2009

Teatro Municipal de Niterói ou Teatro João Caetano





Esse pequeno teatro me faz lembrar de outro, em Viena,onde assisti o musical "Elizabeth" e onde Mozart apresentava ao povo algumas de suas operatas.



História e Restauração

O prédio (totalmente restaurado entre 1992 e 1995) passou pela mais completa e rigorosa restauração que se tem notícia na história do patrimônio cultural brasileiro, cujo projeto de recuperação encarou um grande desafio que era respeitar os aspectos históricos (na fachada manteve-se as linhas arquitetônicas neoclássicas da reforma de 1888 e 1889) e ao mesmo tempo dotá-lo de modernidade.

Fora adotado uma filosofia de restauração, baseadas na manutenção das intervenções de qualidade das reformas anteriores, e eliminar as que não respeitavam seu caráter estilístico. Dessa forma, foram demolidos os anexos incompatíveis com o conjunto.

O Teatro é citado pelos historiadores como o marco do teatro brasileiro. Passou a chamar-se João Caetano em homenagem ao grande ator que o explorou desde 1842 até sua morte em 1863. Em sua homenagem, em 1900, a Câmara Municipal de Niterói muda o nome do teatro para Teatro Municipal João Caetano.

As pinturas interiores, de autoria de Thomas Driendl, constituem um grande complexo artístico ao lado do atual pano de boca criado para a restauração pelo paisagista e artista Roberto Burle Marx. O prédio foi tombado em 1990 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.

Site oficial do teatro de Niterói


Mais aqui

Nenhum comentário: