28/05/2009

Novidade no "pedaço"

Os brasileiros de Londres


Do Portal Luís Nassif

Por Sìlvio Ferreira Jr

Caro Nassif,

Gostaria de registrar a iniciativa de um grupo de brasileiros residentes em Londres que lançou no mês de abril um canal de tv online: o www.canallondres.tv

Já existem muitas publicações impressas, bem como muitos websites dedicados às comunidades brasileiras no exteriot, mas o Canal Londres tem suas peculiaridades.

Ele mostra, através de vídeos, como vivem os brasileiros no Reino Unido, além de apresentar roteiros turisticos sugeridos pelos brasileiros que vivem na Europa. Já estão na programas gravados na Itália e na França, mas vem muito mais por aí.

Vale registrar que o fenômeno dos braseiros imigrantes é relativamente recente e que, segundo o Ministério das Relações Exteriores, já são mais de 3 milhões de compatriotas espalhados pelo mundo. Só em Londres, calcula-se, já são mais de 200 mil. A prova da importância desses brasileiros está na inciativa do Senador Cristovão Buarque de apresentar uma PEC para dar a eles o direito de escolher seus representantes para o Legislativo.

Outro fator importante: estes brasileiros enviam cerca de 6 bilhões de dólares, anualmente, para o Brasil. Uma vez que não existem muitos estudos sobre este fenômeno, o Canal Londres pretende ser uma fonte para quem se interesse em saber como vivem os Brasileiros imigrantes.

Nenhum comentário: