15/07/2009

Explicação do senhor Leandro Moll sobre o ocorrido com meus documentos

Aqui está o que vivenciei e provei com detalhes.

Segue as explicações do Chefe do Setor Consular e de Direitos Humanos - Embaixada do Brasil

"Prezada Senhora Glória Leite,

Foi com surpresa que tomei conhecimento, na tarde de hoje, do texto publicado por Vossa Senhoria na Internet (http://cabelodemilho.blogspot.com/).

Os funcionários do Setor me haviam dado conhecimento do caso somente no que se refere à retificação da legalização realizada em 2005. Apesar de a reponsabilidade pela verificação de eventuais erros ser da Embaixada e do interessado, mesmo passados três anos após a emissão do documento sem reclamação, determinei sua imediata retificação, sem ônus para Vossa Senhoria.

Em nenhum momento me foi informado que havia um pedido de legalização de outros três documentos. Estou apurando a razão pela qual isso terá ocorrido. Verifiquei, por ora, que os documentos chegaram e que a legalização já foi providenciada.

Gostaria de dizer que desde que assumi o Setor, há um ano, sempre estive e estou à disposição de qualquer cidadão para receber sugestões, críticas e reclamações. Só peço a gentileza de ter certeza de que essas reclamações tenham chegado a meu conhecimento antes de publicá-las, para que eu possa investigar o caso e tomar as providências cabíveis, ademais de apresentar defesa ou reparar eventual dano, dependendo da situação. O direito ao contraditório e à ampla defesa são, aliás, garantidos por lei tanto no Brasil quanto na Alemanha e devem ser respeitados com muito cuidado para não recair nos crimes de calúnia e difamação.

Gostaria de afirmar também que tenho plena consciência do meu trabalho no Setor Consular e de todo respeito devido à comunidade brasileira que vive na jurisdição consular de Berlim. Tenho trabalhado horas extra e fins de semana com essa convicção e minha chefia na Embaixada e os Conselhos de Cidadãos de Berlim e Hamburgo podem dar testemunho disso.

Diante disso, não posso aceitar a publicação de meu nome injustamente qualificado por Vossa Senhoria como "autoritário". Em nenhum momento pretendi prejudicá-la, muito pelo contrário. Estive desde o início de boa-fé, determinei a retificação de um erro anterior e tomo conhecimento agora, ao ler seu texto, da totalidade do seu pleito. Reitero que estou apurando as causas pelas quais o envelope lhe foi devolvido sem as três legalizações - com relação às quais, repito, não tinha conhecimento - e determinei que o serviço fosse realizado imediatamente com a nova remessa que, segundo fui informado, já chegou novamente ao Setor.

Sobre os 7 Euros reclamados por Vossa Senhoria, mesmo antes de terminar a investigação interna sobre o caso, coloco-me desde já à disposição para verificar a melhor forma de solucionar a questão com a maior brevidade possível. A esse respeito, estou à disposição de Vossa Senhoria por telefone (pode me passar o número e horário de conveniência) ou pessoalmente no Setor Consular, onde estou à inteira disposição sempre que desejar.

Assim, creio que o caso seja resolvido a contento. Reclamações sobre o Setor Consular podem ser encaminhados para meu email direito ou para a Embaixada e podem conter o título "reclamação para conhecimento do Chefe do Setor Consular". Esse é procedimento legal adequado para que eu tome conhecimento do assunto e tome as providências necessárias em nome do Setor.

Atenciosamente,

Leandro Moll
Chefe do Setor Consular e de Direitos Humanos
Embaixada do Brasil"


Um comentário:

angela disse...

Reclamar deu certo...