06/08/2009

Entrevista dada por mim ao "Blog da Dilma Rousseff" no 5 de Agosto de 2009


1- Como você está vendo o momento atual no Senado Federal?

Como a oposição já sentiu que não retomará o poder pelo voto direto e democrático, tenta, através do golpe no senado, tornar o Presidente Lula vulnerável. O que não é novidade. A oposição já manobrou, elegendo e derrubando o antigo presidente da Câmara, o Severino, e o do senado, o Renan Calheiros. Agora recorre à mesma tática. A diferença é que no momento o PMDB, juntamente com o Lula, resolveu enfrentar a oposição pseudo-moralista. O que já era tempo. Afinal, nós blogueiros há muito 'gritamos' para que o governo se posicione, mostre coragem para enfrentar de peito aberto a oposição e seu braço midiático.

Sobre a 'surpresa' dos oponentes de Lula ao seu apoio a Sarney, não me impressiono. Pois se não defendê-lo, será apenas mais um corrupto que cairá. Como o senado é composto por corruptos, no final nada sobrará. E como o Lula precisa do senado para governar, não faz sentido tirar um para colocar outro, com histórico semelhante, mas sendo da oposição. Por isso, menos mal um corrupto que mantenha a governabilidade, do que um corrupto escolhido para atrasar a vida dos brasileiros e do Brasil.


2- O que você achou da declaração do presidente Lula, que os que criticam o Bolsa Família, são uns imbecis, ignorantes?

Nada mais correto do que a afirmação do Presidente. A oposição gostaria que o povo permanecesse 4 anos com fome para quando as eleições se aproximasse, eles, da oposição, surgissem do nada, oferecendo-lhes um prato de comida ou uma dentadura em troca do voto. Bato sempre na mesma tecla. Discordo de todos que afirmam que o Bolsa-Família é populismo e assistencialismo. Não! O Bolsa-Família deve no futuro mudar de nome e se tornar um direito adquirido. O Estado tem obrigação de ajudar sua população. Cidadania não se adquire de barriga vazia. A barriga vazia, juntamente com a televisão, torna o homem apático.

Quando penso na oposição ensandecida ao Bolsa-Família, lembro-me dos eventuais bazares promovidos pela classe média no Rotary Club para distribuição de roupas e alimentos. O espírito altruísta emerge nesses momentos, calando a consciência dos que tem comida na mesa todos os dias. É o chamado Espírito Daslu. Mas, e depois de passado o entusiasmo e a destribuição, a classe média se pergunta como as pessoas pobres sobrevivem? Ou simplesmente se esquecem dos miseráveis e se recolhem diante dos seus aparelhos de televisão para vivenciarem suas alucinações e alienações através das novelas? Sou da opinião de que a ajuda aos carentes deve ser feita de maneira sistemática e constante e independente do governo do momento.

Se não existisse na Europa ajuda aos necessitados, guerras já teriam sido desencadeadas.


3- Como você que está fora do Brasil, avalia a mídia, a imprensa brasileira?

A mídia grandona está em crise em todo o mundo. Aqui na Alemanha, por exemplo, tudo que ela escreve ou diz sobre o Estado de Israel não é crível. Quando se refere à Esquerda, o faz com deboche. Pauta o Parlamento. No Brasil não é diferente. O que escreve e diz sobre o governo Lula e quem o apoia, é falacioso. Tem porém um adicional: é eminentemente golpista e antipatriótica. Seu desejo é derrubar o governo Lula e colocar em seu lugar a direita, para que essa venda o que restou do patrimônio nacional.

Precisamos ficar atentos para os argumentos da mídia que tenta confundir sua liberdade de destruir vidas através da mentira, com a democracia e a liberdade de expressão. Se a mídia, está em crise por falta de credibilidade, os grandes e pequenos blogues e sites estão aí mesmo para desmontar a farsa.


4- Qual a avaliação que você faz dos políticos da oposição ao governo Lula?

A oposição é fundamental para a fiscalização dos mandos e possíveis desmandos feitos pelo governo. Quando responsável, mantem o governo na linha, sob controle. Todavia, a oposição atual é caótica e sem propostas. Não sabe para que veio, não sabe para que serve. Não é confiável. Esperança dela melhorar eu não tenho. Somente as novas gerações serão capazes de tirá-la do estado de primitivismo em que se encontra.


5- Você acha que o Brasil está preparado para uma mulher na presidência?

Certamente! E a Dilma Rousseff tem tudo para ser uma excelente Chefe de Estado. Além da competência demonstrada, tem o Lula ao seu favor para retirar algumas pedreiras de seu caminho. Digo pedreira porque a mídia não lhe dará um segundo de trégua nos seus futuros 8 anos de governo.

Por favor não esqueça de fazer suas considerações finais, o espaço é todo seu.

Se a campanha de 2006 para a Presidência da República foi uma guerra composta de batalhas diárias, das quais os blogues foram muito importantes para desmontar as mentiras construídas pela mídia e a oposição, a eleição de 2010 será inesquecível. Com as grandes estatais e o próprio Lula aderindo aos blogues, a mídia sabe de antemão que a campanha não será um passeio. A cada dia precisamos menos da intermediação dos jornais e televisões para nos informarmos. E eles sabem disso. Eles sabem de antemão que perderam a guerra. Por isso o desespero. Glória Leite

*Glória Leite é a editora do blog Brasil, Mostra a Tua Cara.

Original aqui

Nenhum comentário: