18/01/2010

Portugal é o oitavo país mais velho do mundo

Susana Represas

Maioria da população portuguesa tem 40 anos. O Japão é o país mais envelhecido do mundo, dizem os dados da ONU.

Com 23,3% da população acima dos 60 anos, Portugal é o oitavo país mais velho do mundo, segundo dados revelados ontem pela ONU. O Japão lidera o ‘ranking', e é a população mundial mais envelhecida. No fundo da tabela está o Qatar, onde apenas 1,9% dos habitantes são sexagenários e a grande maioria dos residentes do país do Golfo Pérsico tem menos de 30 anos.

O documento sobre o envelhecimento da população mundial em 2009 revela que os portugueses têm uma média de idades de 40.6 anos, um dado que demonstra o envelhecimento da população nacional, mas que não contrasta muito com o panorama Europeu.

No quadro que descreve a situação mundial, o relatório revela que 62% da população tem entre 15 e 59 anos, e apenas 10,8% mais de 60. No entanto, e apesar destes dois números, o relatório sublinha que a população mais jovem, entre os zero e os 14 anos, representam 27,2% do total. Olhando para os números que fazem a análise por regiões do globo, África é o continente que tem mais crianças até aos 14 anos (mais de 40%), contra apenas 5,3% de pessoas com mais de sessenta anos de idade. Este cenário contrasta de forma radical com a pirâmide etária da Europa, onde mais de 20% da população já atingiu os sessenta. Dentro deste continente, é nos países ocidentais que a população está mais envelhecida, em termos médios. Esta tendência está relacionada não só com a diminuição da taxa de natalidade, mas também com o aumento da esperança média de vida, sobretudo nos países mais desenvolvidos, onde as pessoas vivem cada vez mais.

No entanto, e independentemente dos factores em causa, o relatório das Nações Unidas enfatiza o facto de a proporção da população mundial envelhecida continuar a aumentar, uma conclusão retirada das sucessivas análises demográficas que têm sido elaboradas pela organização mundial das Nações Unidas. Segundo os especialistas, este conhecimento da realidade é essencial para definir estratégias e programas que podem ser implementadas nos países que precisam de inverter a pirâmide etária.

A análise da divisão da população mundial por idades é da responsabilidade do departamento de políticas económicas das Nações Unidas, uma preocupação afirmada desde 1994, numa conferência no Cairo. Nesse encontro, foi lançado o Programa de Acção da Conferência Internacional para o Desenvolvimento da População, que estabeleceu prioridades e recomendou medidas, lê-se no documento ontem divulgado. Desde então, que esta organização, com sede em Nova Iorque, implementou várias campanhas de fertilização e incentivos à natalidade.

No relatório é ainda focado o impacto que a crise financeira de 2007 e 2008 teve no sistema de pensões, sobrecarregando os Estados e agravando a capacidade dos países em lidar com o crescente envelhecimento da população.

Um comentário:

Natalia Migliorini disse...

Olá Glória, tudo bem??
Meu nome é Natália, encontrei seus blogs procurando "como se comportar na Alemanha". Adorei todos os blogs, você escreve muito bem! Eu vou para a Alemanha no final do ano, gostaria muito de saber mais dicas sobre comportamento nesse país tão instigante!

Se puderes me ajudar, serei muito grata: nataliamigliorini@hotmail.com é meu e-mail e msn para contato, eu sou só uma simples estudante da língua alemã, com certeza será essencial o contato com uma brasileira que já reside na Alemanha!

Desde já muito grata,
Natália