15/09/2010

Lançamento do Guia de Retorno ao Brasil

O Itamaraty lançou hoje - 15/09/10 - o "Guia de Retorno ao Brasil – Informações Úteis sobre Serviços e Programas de Acolhimento". Trata-se de cartilha elaborada conjuntamente pela Divisão de Assistência Consular do Ministério das Relações Exteriores, pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, pelo Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Ministério da Justiça e pelo Departamento de Polícia Federal. O Guia contém informações sobre programas e serviços disponíveis no Brasil dos quais podem beneficiar-se brasileiros que retornam do exterior em situação de desvalimento.

A cartilha destina-se a agentes consulares, funcionários de organizações de acolhimento governamentais e não-governamentais e voluntários das comunidades brasileiras em geral. Munidos de informações sobre programas e serviços disponíveis no Brasil nas esferas de saúde física e psicológica, trabalho, educação, moradia e abrigo, esses agentes multiplicadores poderão orientar os brasileiros que se encontram em vias de retornar. O objetivo é auxiliar seu processo de reinserção social e econômica no País.

O material será distribuído em toda a rede consular brasileira no exterior, com ênfase naqueles países onde há maior incidência de casos de exploração do trabalho, situação de tráfico de pessoas e outras formas de violência. As repartições consulares serão instruídas a montar uma rede de parcerias locais, de modo a alcançar o maior número possível de nacionais.

Nenhum comentário: