06/07/2007

Biblioteca Estadual da Baviera e o Google

O acervo da Biblioteca Estadual da Baviera compreende 9 milhões de livros. O Google pretende digitalizar 1 milhão de volumes e disponibilizar este conteúdo na internet.

A Biblioteca Estadual da Baviera (BSB), em Munique, é a segunda maior biblioteca de pesquisa da Alemanha, depois da de Berlim. Com um dos mais importantes acervos de fontes escritas do mundo, a BSB comemora 450 anos de existência em 2008.

Com suas obras de referência, manuscritos valiosos, mapas e 40 mil assinaturas de periódicos, essa biblioteca oferece um amplo repertório de fontes de pesquisa aos usuários. O edifício principal da BSB, na capital bávara, já não comporta há muito tempo este patrimônio: mais da metade do acervo está armazenado em um depósito fora dos portões da cidade. Um veículo transporta os livros de um prédio para o outro diversas vezes por dia.

Um comentário:

Anônimo disse...

É bom saber sobre novas regras que surgem.
Aqui na Alemanha sinto falta de mais leitura em portugues. Livros saem caros, não dá para importar. O negócio é esperar que alguem vá para o Brasil e traga alguma 'lembrança'.