03/09/2007

Maior sinagoga da Alemanha é reinaugurada

Segundo o jornal da BBC, a comunidade judaica alemã reinaugurou nesta sexta-feira a maior sinagoga do país, no centro da capital, Berlim.

A sinagoga foi construída em 1904 e destruída por tropas nazistas em 1938, durante a “Reichskristallnacht”, a "Noite de Cristal", em que os templos judaicos na Alemanha foram destruídos e incendiados.

A cerimônia de inauguração teve a presença de vários ministros do governo alemão e do prefeito da cidade de Berlim, Klaus Wowereit.

O edifício não chegou a ser incendiado pelos nazistas, pois eles temiam que o fogo se alastrasse para casas de famílias não-judaicas, mas foi em parte demolido e teve seu interior destruído.

O rabino e os membros da comunidade na época foram deportados para um campo de concentração e o prédio foi usado como armazém e estábulo.

Depois da guerra, o templo, que fica no território do que era Berlim Oriental, serviu de abrigo a famílias judias e de sede para uma escola.

Durante a existência da Alemanha Oriental, o prédio foi o único ponto de encontro para judeus no extinto país socialista.

Com o crescimento da comunidade judaica de Berlim, o edifício com lugar para 1,2 mil pessoas foi reformado e restaurado para voltar a ser uma grande sinagoga.

A reinauguração do templo foi o ponto alto de um festival de cultura judaica que vai até o dia 9 de setembro, com shows de música, teatro e literatura.

A capital alemã abriga atualmente a maior comunidade de judeus da Alemanha, com cerca de 12 mil membros. Antes do holocausto nazista havia cerca de 270 mil judeus na cidade.

Novas sinagogas foram inauguradas recentemente nas cidades alemãs de Dresden, Munique e Gelsenkirchen, o que reflete o crescimento da comunidade judaica no país.

Nenhum comentário: