16/11/2007

Viver sozinho é bom ou mau segundo o país

A velhice vivida em solidão leva a mais depressões e sentimento de infelicidade, confirmou um estudo feito a nível europeu pela agência de investigação britânica para o estudo das questões socioeconômicas.

Os apoios dados aos idosos pelos diversos sistemas em vigor nos países europeus parecem influenciar a saúde, que varia também consoante o idoso tem a companhia do cônjuge, de um outro familiar ou de um amigo.

Nos países nórdicos, as mulheres idosas que vivem sozinhas avaliam a sua saúde como bastante mais deteriorada do que as que ainda têm marido; mas isso não é o que acontece nos países de Leste e nas regiões do Sul da Europa.

Segundo um estudo do Economic and Social Research Council, na maior parte das regiões europeias, as mulheres idosas dizem-se, em geral, mais felizes quando vivem com amigos ou a família.

No caso dos homens, estes sentem-se mais felizes com a vida quando vivem com uma companheira, o que acontece menos com amigos ou familiares.

Um comentário:

Anônimo disse...

é verdade, aqui as viúvas sobrevivem por mais de anos à morte de seus maridos e muitas vezes ahhaha dizem que estao melhor sem eles.