28/03/2008

Exigimos respeito recíproco


Depois dos espanhóis, agora é a vez dos irlandeses tratarem os brasileiros com total desrespeito. Três estudantes foram barrados no aeroporto de Dublin, trancados por quatro horas e depois levados à prisão. Sim, ficaram em prisão comum por 48 horas. O motivo? O mesmo alegado na Espanha: pouco dinheiro para ficar na Irlanda.

Mas cada um tinha uma média de € 350 e saldo em cartões de crédito. Para a universitária Thaís Tibiriçá, presa com a outra estudante brasileira, Maria Dias, o que houve mesmo foi preconceito racial. O outro estudante, André São Pedro, não pôde sequer fazer um telefonema - disseram que ele não estava na imigração e sim na prisão.

O oficial da polícia nacional da Irlanda, Tom Fallon, simplesmente se recusou a explicar essa desumanidade, limitando-se a afirmar que seu país tem regras para imigração.

Nós também as temos e, sobretudo, respeitamos os cidadãos. O Itamaraty já pediu uma investigação e repudiou a prisão dos estudantes - não é o primeiro caso, pois a chancelaria recebeu há alguns dias a denúncia de outro brasileiro preso por 10 horas.

Bem, europeus, não é assim que se retribui a hospitalidade do povo brasileiro para com povos de todas as nações. Nossos estudantes foram tratados como criminosos novamente e, insisto, a saída que nos resta é o Brasil adotar reciprocidade no tratamento. Vamos, também, fazer exigências para a entrada de irlandeses aqui e cobrar um tratamento digno aos brasileiros em qualquer canto da Europa.

Fonte:Dirceu

Nenhum comentário: