25/07/2008

Imigração ilegal leva Itália a declarar estado de emergência

O Conselho de Ministros da Itália aprovou nesta sexta-feira a declaração de estado de emergência em "todo o território nacional, devido ao persistente e excepcional afluxo de cidadãos estrangeiros", não pertencentes à União Européia (UE).

A decisão tem o objetivo de "potencializar as atividades de contraste e de gestão do fenômeno", informou um comunicado divulgado pelo governo.

A proposta de ampliar o estado de emergência a todo o país foi feita pelo ministro do Interior, Robert Maroni. "A emergência pela imigração havia começado em 2002, mas havia sido limitada a quatro regiões", acrescentou.

Com a medida aprovada hoje, "vamos estendê-la para todo o território", explicou o ministro da Simplificação do Programa, Roberto Calderoli. No entanto, duas embarcações com 147 imigrantes clandestinos foram interceptadas a poucos quilômetros da costa da ilha siciliana de Lampedusa por uma lancha da guarda costeira.

Lampedusa, o território mais próximo da costa africana, é um dos principais destinos de chegada de imigrantes procedentes da África e Ásia.

Fonte: agências internacionais

Nenhum comentário: