03/10/2008

Hoje, 03 de outubro, é feriado nacional na Alemanha




Por que a Alemanha comemora a Queda do Muro de Berlim no dia 03 de outubro (1990) e não no dia 9 de novembro (1989), dia em que se deu realmente a queda?

Por que no dia 09 de novembro aconteceram dois fatos relevantes na história alemã.

Um foi o Putsch da Cervejaria, uma malfadada tentativa de golpe de Adolf Hitler e seu Partido Nazista contra o governo da região alemã da Baviera, ocorrida em 9 de novembro de 1923. O objetivo do Führer era tomar as rédeas do governo bávaro para, em seguida, tentar abocanhar o poder em todo o país. Mas a tresloucada ação foi rapidamente controlada pela polícia bávara, sendo que Hitler e vários correligionários – entre eles Rudolf Hess – acabaram presos (info aqui).

O outro foi a famosa Noite de Cristal (alemão Reichskristallnacht ou simplesmente Kristallnacht), nome popularmente dado aos atos de violência que ocorreram na noite de 9 de novembro de 1938 em diversos locais da Alemanha e da Áustria, então sob o domínio nazi ou Terceiro Reich. Tratou-se de pogroms, de destruição de sinagogas, de lojas, de habitações e de agressões contra as pessoas identificadas como judias (info aqui).

Nenhum comentário: