14/05/2008

Cineasta Wim Wenders compete pela nona vez em Cannes

Enquanto o cineasta alemão Wim Wenders concorre pela nona vez no Festival de Cinema de Cannes, o filme do brasileiro Fernando Meirelles abre a 61ª edição do festival, onde Walter Salles também concorre à Palma de Ouro.

Alemães e brasileiros estão bem representados na 61ª edição do Festival de Cinema de Cannes, que tem início nesta quarta-feira (14/05) com a apresentação do filme baseado no romance do prêmio Nobel de Literatura José Saramago Ensaio sobre a Cegueira. O filme homônimo tem direção do brasileiro Fernando Meirelles.

Na seleção oficial para a Palma de Ouro, concorrem ainda conhecidos diretores internacionais. Entre eles, estão Clinton Eastwood, Woody Allen e Steven Spielberg. Dois filmes brasileiros também estão na competição oficial: Linha de Passe, de Walter Salles e Daniela Thomas, e o filme de abertura dirigido por Fernando Meirelles.

Ao todo concorrem 22 produções ao principal prêmio da competição. Com The Palermo Shooting (Filmando Palermo), o cineasta alemão Wim Wenders compete pela nona vez no festival de cinema. O presidente do júri da competição oficial deste ano é o ator e diretor americano Sean Penn.

Alemães em Cannes

The Palermo Shooting é o primeiro longa-metragem que o diretor Wim Wenders filma na Alemanha e na Europa após 15 anos. Com Paris, Texas, Wenders ganhou a Palma de Ouro de Cannes há 24 anos.

O papel principal do atual filme do diretor alemão ficou com Campino, cantor e líder do grupo de punk-rock Tote Hosen de Düsseldorf, cidade natal de Wenders, onde também se passa parte da trama.

No filme, Campino faz o papel de um fotógrafo de sucesso chamado Finn, que leva uma vida agitada em Düsseldorf. Quando, de repente, sua existência se desordena, ele deixa tudo para trás e parte para Palermo, onde é perseguido por um misterioso atirador. Ao mesmo tempo, começa para ele uma nova vida e um novo amor.

Em The Palermo Shooting, Wim Wenders também usou fotos do artista plástico paulistano Tony de Marco, que documentou a desmontagem das propagandas na cidade de São Paulo após a Lei Cidade Limpa.

Um Certo Olhar

Competem ainda na categoria Un Certain Regard (Um Certo Olhar) o cineasta alemão Andreas Dresen, com Wolke 9 (Nuvem 9), o diretor brasileiro Matheus Nachtergaele, com A Festa da Menina Morta, e o ítalo-brasileiro radicado nos EUA Antonio Campos, com Afterschool.

O júri da categoria Un Certain Regard, seleção de primeiros longas-metragens dos diretores, é presidido pelo cineasta turco-alemão Fatih Akin.

Wolke 9, do cineasta alemão Andreas Dresen, relata uma inusitada história de amor. Uma mulher de mais de 60 anos, casada há 30 anos, sente-se atraída por outro homem. Entre os dois se desenvolve uma paixão fresca e avassaladora.

Fonte: dw

Nenhum comentário: