26/08/2009

Falando sobre o que a Igreja representa para o desenvolvimento da humanidade


Acabo de ler 'Tête-a-tête, vida e amor de Simone de Beauvoir e Sartre'.

Livro muito bom. Depois de começar não dá vontade de parar.

Ontem mesmo comecei a ler A vida de Galileu, de Bertolt Brecht.

E lembrei de um email que recebi em 06 de agosto desse ano.

O que esses dois livros, o email e a Igreja - no título - têm em comum ?

No 'Tête' reli sobre o Manifesto a favor da legaligação do aborto, elaborado por Simone e seu grupo de feministas, e assinado por 343 francesas, inclusive Caterine Deneuve, Margarete Duras e outras. No Manifesto elas afirmam ter feito aborto e pedem a proteção do Estado para a prática do mesmo. 4 anos depois do Manifesto ter vindo a público, o aborto foi legalizado na França.

Na peça de teatro de Brecht, vê-se Galileu dizendo que ou Deus existe dentro da gente ou não existe. E que o 'queimado-vivo' ( Giordano Bruno ) foi queimado por não ter podido provar o que dizia.

Galileu provou que era a terra que girava em torno do sol e não o contrário. Mas mesmo assim, a Igreja o calou.

Reproduzo o email do senhor Abrão, revoltado com a posição da Igreja, que se acha no direito de decidir sobre a vida das pessoas:

Senhora Leite,
Bem que a senhora deveria protestar em seu Blog, em nome de uma legião de divorciados da qual faço parte, contra a intransigência desse PAPA em não admitir o divórcio e nem o aborto. Ora, são eventos inevitáveis. Os tempos mudaram.
Cordialmente,
Abrão'"
Observo o quanto a Igreja Católica ( mas hoje tem outras Igrejas ) faz pressão contra o direito da mulher decidir o que fazer com o seu corpo. Ela interfere na vida cotidiana das pessoas. Vejo o quanto ela pode ser maléfica.

O que seria de nós se a Igreja Católica tivesse vencido todas as batalhas contra o desejo da humanidade de avançar?

Num determinado momento, Galileu, conversando com Sagredo, diz:

"... Sim senhor, eu acredito na força suave da razão. A longo prazo, os homens não lhe resistem, não aguentam. Ninguém se cala indefinidamente (Galileu deixa cair uma pedra de sua mão), se eu disser que a pedra que caiu não caiu. Não há homem capaz disso. A sedução do argumento é grande demais, ela vence a maioria, todos, a longo prazo. Pensar é um dos maiores prazeres da raça humana."

Eu há muito me distaciei, se é que algum dia estive próxima de Igrejas.

Senhor Simão, a Igreja perderá mais essa no Brasil. A longo prazo, ela perde a causa ou os fiéis. O que só lhe restará ficar falando só.

Nenhum comentário: