01/09/2009

Merkel:Alemanha causou dor interminável na 2ª Guerra Mundial

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou hoje que a Alemanha causou um «sofrimento interminável» ao provocar a Segunda Guerra Mundial, mas ela também recordou o destino dos milhões de alemães expulsos da Europa Central e Oriental no fim do conflito.

«A Alemanha atacou a Polónia. A Alemanha iniciou a Segunda Guerra Mundial. Causamos interminável dor no mundo. Sessenta milhões de mortos foi o resultado», declarou Merkel por ocasião do 70º aniversário do início do conflito.

Merkel também recordou o papel dos alemães que foram expulsos da Europa Central e Oriental na construção da República Federal Alemã (RFA, Alemanha Ocidental) do pós-guerra.

«Também queremos recordá-los», disse.

Entre 12 e 14 milhões de alemães foram expulsos no fim da guerra das regiões onde estavam instalados. As expulsões, que provocaram muitas mortes, ocorreram nas regiões da Pomerânia e Silésia, actual Polónia, assim como na região dos Sudetes, que hoje faz parte da República Checa.

Os horrores cometidos pelos nazis ofuscaram durante muito tempo o sofrimento da população alemã no fim da guerra.

O projecto de construção em Berlim de um memorial consagrado que lhe é dedicado provocou tensão entre os governos alemão e polaco.

Merkel, nascida em 1954 e criada na comunista Alemanha Oriental, pretende assistir hoje às cerimónias de recordação do início da guerra na Polónia, ao lado dos líderes de quase 20 países.

Fonte: Diário Digital

Nenhum comentário: